Tecmanas


O Tecmanas é um projeto de extensão universitária que tem como objetivo fomentar o conhecimento da tecnologia pelas meninas, para que usufruam dela como um todo e visem como área de atuação quando escolherem uma profissão. Além disso, o projeto também conta com outros objetivos: mostrar o quão grandiosa é a tecnologia, como ela pode abranger tantas áreas do conhecimento e auxiliar em muitas mudanças na sociedade; mostrar também a trajetória das mulheres na história da tecnologia e seus grandes feitos; inspirar os alunos ouvintes a usar a tecnologia a favor de suas ideias.

Hoje, cerca de 15% a 20% dos alunos de computação no país são mulheres. Uma carreira desigual por consequência de uma cultura negligente quando se trata difusão científica direcionada à mulher, desestimulando as crianças e desencorajando a trajetória de muitas mulheres na área, além de pouco se falar de mulheres de importância histórica na ciência, deixando as meninas sem muitas referências para se espelhar. Devido a isso, é de extrema importância que haja programas de encorajamento desde a infância até a entrada nos estudos na área e no mercado de trabalho, onde muitas mulheres também encontram impasses desagradáveis, como descrédito da sua capacidade e, muitas vezes, por consequência, falta de confiança em si mesmas.

De acordo com a CompTIA, associação do setor de tecnologia da informação, as meninas perdem interesse pela área conforme vão crescendo. Baseado nessa pesquisa, o projeto visa uma faixa etária jovem para que tenha um resultado mais efetivo.