Semana de Sistemas de Informação

Concebida como uma reunião de cunho sócio, técnico e científico, com atividades realizadas sob diferentes formatos, e como uma forma de viabilizar a troca de experiência entre alunos e profissionais da academia e da indústria de Sistemas de Informação e de áreas afins.

Atividades Realizadas

Todas as atividades estão focadas na promoção do enriquecimento das relações entre a comunidade acadêmica e a empresarial e no aprimoramento e atualização do conhecimento.

Sobre

A Semana de Sistemas de Informação é caracterizada pela realização de eventos de cunho técnico-científico-cultural, executados em diferentes formatos, e pela viabilização de trocas de experiências entre discentes de dentro e fora da Universidade, além da população interessada pela área, e profissionais da academia e da indústria de Sistemas de Informação.

A 5ª Edição do evento contará com os temas: Empreendedorismo e Startups, Segurança e Criptografia, Software Livre, Big Data e Inteligência Artificial, e Games. Serão mais de 20 palestras, minicursos e mesas, distribuídos ao longo de quatro dias, das 10h00 às 22h00. Além de grupos de pesquisa e iniciativas de alunos de dentro da EACH, foram convidados mais de 10 palestrantes de fora da Universidade, especialistas em suas áreas.

Programação


Dia 18/08

Dia 19/08

Dia 20/08

Dia 21/08

10:00

Palestra de Recrutamento

- Cia de Talentos


10:00

Empreendedorismo

- Marcio William


10:00

Meritocracia, Dados Abertos e Universidade Pública

- Everton Zanella


10:00

12:00

Almoço

12:00

Almoço

11:00

Sistemas, informação e a confiabilidade do conhecimento científico-acadêmico

- Alexandre Abdo


12:00

Almoço

13:30

Da criptografia clássica à pós-quântica:
Ameaças

- Ricardo Piantola


13:30

Mostra de IC

12:00

Almoço

13:30

eFitFashion

14:40

Intervalo

14:00

Oportunidades EACH:
BXComp
HubEE

13:30

Minicurso de VBA

- Lean Solutions


14:40

Intervalo

15:00

Minicurso de Unity 5

- Jay Santos


14:40

Intervalo

14:40

Intervalo

15:00

O que é Software Livre?

- Ricardo Panaggio


17:30

Janta

15:00

Estagiar: Onde, Como e Quando

- Gustavo Burin


15:00

Minicurso de VBA

- Lean Solutions


16:30

Experiências de uma startup

- Marco Altran


18:30

Abertura

16:00

Oportunidades EACH:
Grupos de Pesquisa

- GPoPAI
- LaPIS
- GRIFE


17:30

Janta

17:30

Janta

19:00

Intel Real Sense

- David Momenso
- João Nardari


17:30

Janta

18:30

RoadShow do livro Jogos Digitais:
Como Fazê-los?

- Persis Duaik


18:30

Oportunidades EACH:
Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação

20:00

Intervalo

18:30

Oportunidades EACH:
Grupos de Pesquisa

- GARSC


20:00

Intervalo

19:00

Site GamesFoda

- Arthur Zeferino
- Marcellus Vinicius


20:20

Mesa de Intercambistas

19:00

Introdução ao Desenvolvimento para Android

- Ubiratan Soares


20:20

Big Data e Inteligência Artificial

- Rayssa Küllian


20:00

Encerramento

21:20

Mesa de Egressos

20:00

Intervalo

20:20

Introdução ao Desenvolvimento para Android

- Ubiratan Soares

Descrição das Palestras

Dia 18/08


Mercado de Trabalho: Cia de Talentos

  • Sobre a Palestra: A palestra aborda as principais mudanças no mercado de trabalho e como isso impacta a entrada do jovem. Apresenta dados numéricos sobre número de vagas, perfil mais desejado, o que os gestores esperam do jovem e o que os jovens esperam das organizações.
  • Cia de Talentos: Criada em 1988 como uma consultoria especializada no recrutamento e na seleção de gerentes e altos executivos, a DM – Decision Making – em pouco tempo se tornou referência em seu segmento. Dois anos após sua fundação, a DM assumiu a coordenação do processo de recrutamento e seleção do Programa de Trainees da Unilever do Brasil, o que deu início às atividades da Cia de Talentos.


Da criptografia clássica à pós-quântica: Ameaças

  • Sobre a Palestra: Será abordado uma breve história da criptografia e resumo conceitual de diversas cifras com foco nas desvantagens e ameaças que a criptografia também concentra.
  • Ricardo Piantola: formado em Ciência de Computação, pós-graduado em Segurança da Informação pela Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro, é mestre e doutor em engenharia de computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui 18 anos de experiência em TI, atuando em empresas como HP e IBM nos seguimentos de segurança da informação, outsourcing e desenvolvimento de software. Atualmente é coordenador e professor dos cursos de Sistema de informação e Ciência de Computação da Universidade Paulista.


Minicurso de Unity 5

  • Sobre o minicurso: Conheça as novidades da Unity 5 e os novos serviços que a Unity oferece aos desenvolvedores criando um protótipo de um FPS (First Person Shooter) desde o zero.
  • Jay Santos: Formado em Ciência da Computação da Universidade de São Paulo e com seis anos de experiência no desenvolvimento de jogos e aplicações para dispositivos móveis. Tem quatro anos de experiência com Unity e é Area Manager da empresa desde Junho / 2012.


Intel Real Sense

  • Sobre a Palestra: Se o mundo não é plano, por que nossas interfaces de interação também tem que ser? Já imaginou se seus usuários pudessem controlar seus apps apenas com gestos ou com o piscar dos olhos? Esta palestra aborda como a tecnologia RealSense pode auxiliar a implementar Interfaces Naturais (NUI) de uma maneira mais prática, permitindo focar no que mais interessa para o usuário: conteúdo.
  • David Momenso: Formado em Ciência da Computação e com especialização em Software de Comunicação, possui experiência no desenvolvimento de software para diversas áreas, com foco em segurança e mobilidade. Atualmente trabalha como Engenheiro de Software para tecnologias de segurança e RealSense na Intel Software no Brasil.
  • João Pedro Nardari: Estudante de Sistemas de Informação na EACH­USP, possui experiência no desenvolvimento de aplicações mobile, web e RealSense. Atualmente é estagiário na Intel Software no Brasil.


Mesa de intercambistas

  • Sobre o Evento: Conheça as oportunidades do intercâmbio e tire suas dúvidas com quem já participou dessa experiência. A mesa será composta por:
  • Gustavo Henrique Moreno
    Estados Unidos
    Curso: computer information systems
    Universidade: Arizona State University
  • Átila Ferrari
    Estados Unidos
    Curso: computer science
    Universidade: Stevens Institute of Technology
  • Luísa Aguirra
    Estados Unidos
    Curso: Informatics and computer science
    Universidade: Indiana University
  • Felipe Deckert
    Estados Unidos
    Curso: Computer Science
    Universidade: Columbia University
  • Henrique Santiago Araújo
    Estados Unidos
    Curso: Computer Science
    Universidade: Salem State University
  • Alexandre Rossi Alvares
    Holanda
    Curso: Computer Science
    Universidade: Vrije Universiteit Amsterdam
  • André Barbosa
    Estados Unidos
    Curso:Information Technology and Management; Computer Information Systems
    Universidade: Illinois Institute of Technology; Baruch College, City University of New York


Mesa de egressos

  • Sobre o Evento: Saiba quais rumos são possíveis de se tomar conversando com egressos do curso. A mesa será composta por:
  • Guilherme Menegale
  • Guilherme Borges
  • Leandro Navatta


Dia 19/08

Oportunidades EACH: HubEE

  • Sobre a Palestra: Abordaremos a trajetória do grupo, o que fazemos dentro da EACH/ USP, assim como mostrar oportunidades para o desenvolvimento das ideias dos alunos na USP-LESTE.
  • HubEE: O Hub de Estudantes Empreendedores (HubEE) é um grupo de alunos que tem o objetivo de ajudar, ensinar, aprender e fomentar o empreendedorismo na USP Leste através de conversas com empreendedores (Startup Talks), Pitch's abertos e workshops (Hands on!). Todas nossas ações são voltadas para o desenvolvimento dos negócios dos empreendedores. Coordenados pelo Programa Empreendedorismo Escola, desenvolvemos nossas atividades na Habits - Incubadora Tecnológica e Social da USP Leste, dentro do Ateliê de Ideias, sendo orientados pelas professoras Dra. Luciane Ortega e Dra. Jane Marques.

Empreendedorismo

  • Márcio William: Formado em Rede de computadores, apesar disso jamais trabalhou na area, tendo focado sua carreira no desenvolvimento de software. Passou pelo governo do rio de janeiro e de lá foi para a Ortobom trabalhar na implantação de um sistema ERP. Sempre em busca de novos conhecimentos, desenvolveu um sistema de validação de Nota Fiscal, integrando o ERP ao Serasa, agilizando a emissão de notas da empresa em. Teve seu primeiro contato com o mobile em um projeto de catalogo para vendedores que tempos depois foi descontinuado pela empresa. Em 2011 saiu da Ortobom após receber um convite para construir um aplicativo de taxi, encantando com o projeto, deu inicio ao desenvolvimento do maior aplicativo de taxi do mundo. Entusiasta mobile fundou a Apps Criativos, empresa focada em soluções mobile. No início de 2015, deixou o posto de Head Mobile da global Easy Taxi, para fundar a eGenius Founders (www.egenius.com.br) e ocupar o cargo de CTO.


Estagiar: Onde, Como e Quando

  • Sobre a Palestra: As grandes empresas de TI estão entre as mais valiosas do mundo, gerando produtos que consumimos todos os dias, alguns desses sendo até objeto de admiração. Iniciada uma formação em Sistemas de Informação, o impulso natural é conhecer o outro lado dessa história, estagiando em uma dessas empresas. Será que a experiência de trabalhar em uma empresa que produz algo que você ama será satisfatória? O mercado de TI é infinito como todos dizem? O que esperar dos processos seletivos e como chegar até eles? Como administrar meus estudos e o início da minha vida profissional? Como a EACH participa do processo? Esta palestra visa responder essas e outras perguntas, baseadas em experiências próprias e de amigos que deram muita cabeçada ao longo dos anos e hoje estão satisfeitos com suas colocações profissionais.
  • Gustavo Burin: Atualmente cursa o 8º Semestre de SI e é Estagiário da Microsoft. Já estudou Comunicação na PUC, Ciência da Computação no Mackenzie e Produção Musical na Anhembi Morumbi. Trabalhou na Livraria Cultura, na IBM, realizou 2 estágios dentro da EACH e nas horas vagas atua como freelancer. Participou do processo seletivo de diversas empresas como Facebook, Capgemini e ADP (SAP).


Grupos de Pesquisa


Introdução ao Desenvolvimento para Android

  • Sobre a Palestra: Entender os fundamentos para quem quer começar a programar para Android, desde uma visão geral da plataforma até a criação do primeiro projeto prático!
  • Ubiratan Soares: Engenheiro de Software, formado pela USP. Trabalha com mobilidade há mais de cinco anos e é viciado em desenvolvimento para Android (mas não limitado a ele), tendo participação diretamente em alguns dos maiores aplicativos nacionais hoje online. Também é instrutor da Globalcode, co-organizador do GDG São Paulo, palestrante, pai e filósofo wanna-be. Faz parte do programa Google Developer Experts para Android, bem como da iniciativa da Intel Software Innovator, também para Android.


Dia 20/08

Meritocracia, Dados Abertos e Universidade Pública

  • Sobre a Palestra: Vamos discutir a importância da publicação de dados pelas universidades públicas brasileiras alinhada com a lei de acesso à informação, sancionada no final de 2011. E levantaremos exemplos onde dados e informaçoes públicos produzidos pela universidade podem fomentar uma discussão sobre a formação de uma cultura meritocrática na univeridade.
  • Everton Zanella Alvarenga: Everton Zanella Alvarenga, também conhecido como Tom, é diretor executivo da Open Knowledge Brasil. Tem participado nos últimos anos de diversos projetos que envolvem conhecimento livre, desde o desenvolvimento de softwares, até o estímulo ao acesso a recursos educacionais abertos através de projetos ou advocacy. Trabalhou como consultor para a Wikimedia Foundation coordenando o Programa Wikipédia no Ensino no Brasil e trabalha com a Open Knowledge Foundation desde 2011, quando a sessão brasileira da organização foi proposta por ele. Co-criou o projeto Stoa da Universidade de São Paulo, que visa criar um espaço público para a troca e produção de conhecimentos com foco em educação e ciência, e vem apoiando diversos projetos no contexto do movimento da cultura livre.


Sistemas, informação e a confiabilidade do conhecimento científico-acadêmico

  • Sobre a Palestra: VVamos falar sobre como a gestão e processamento de informações científicas é chave para salvar vidas e permitir novos modos de descoberta.
  • Alexandre Hannud Abdo: Ale Abdo é doutor em Física e seus projetos de pesquisa envolvem dados de interesse científico nas áreas da saúde e sociologia.


RoadShow do livro Jogos Digitais: Como Fazê-los?

  • Sobre a Palestra: principais desafios da indústria de jogos e como a Duaik foi capaz de sair do anonimato em meio a um mercado tão competitivo.
  • Pérsis Duaik: Co-Founder e Presidente da Duaik Entretenimento Ltda;Formado em Economia pela Universidade de São Paulo;4 anos de experiência na área financeira em grandes Multinacionais;5 anos de experiência na área de jogos autorais com a Duaik Entretenimento;1 ano de experiência na formulação e captação de leis de incentivo;Expositor convidado pela Microsoft na GDC, em São Francisco;Publicador exclusivo da Microsoft;Embaixador do ID@Xbox no Brasil;Participante entrevistado na conferência Latam da Microsoft na E3;Palestrante convidado de diversas faculdades e eventos pelo Brasil;Palestrante no BIG Festival 2015;Ganhador de 4 prêmios e 3 nomeações com o Jogo Aritana, incluindo o de Melhor Jogo por Voto Popular no BIG Festival.Pesquisador da área de empreendedorismo com foco em jogos digitais no Brasil e com o lançamento de seu livro marcado para começo de Agosto.


Big Data + Data Science = Truth or Dare??

  • Sobre a Palestra: Overview de Big Data e Data Science: o que exatamente é cada área e quais são os "mitos" que as cercam. Data Science é realmente uma nova área? O que a difere de Inteligência Artificial? Não abordaremos apenas a base teórica, mas também tecnologias/ferramentas e oportunidades de carreiras atualmente no Brasil. Palavras-chave: Big Data, Data Science, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Processamento Natural de Linguagem, Sistemas Colaborativos.
  • Rayssa Küllian: É Head of Analytics and Insights na eGenius Founders e Instrutora de Big Data na Semantix, graduada em Sistemas de Informação pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), atualmente mestranda em Ciência da Computação (IA) pelo IME/USP. Passou por empresas como Unicsul, IBM Brasil, BASF, BDS Soluções e Informações, ACE Insurance Group, Ericsson (Engenheira de Manutenção de Software), IBM Brazil Software Lab (Engenheira de Software), boo-box (Data Scientist), Genesys (Lead Data Scientist) e IBM Watson (Engenheira de Soluções).




Dia 21/08

O que é Software Livre?

  • Sobre a Palestra: A liberdade toma várias formas: liberdade de imprensa, de religião, de pensamento, de conhecimento, de expressão. No mundo tecnológico em que vivemos, todavia, tanto a capacidade de exercer essas liberdades quanto àqueles que buscam ameaçá-las caminham muito próximos. Nesta palestra introdutória o movimento Software Livre, que há mais de 30 anos luta para dar ao usuário a liberdade de fazer e controlar a sua própria computação, será apresentada. Também será apresentado o conceito de Software Livre, as 4 liberdades e as implicações práticas, éticas e morais de se usar Software Livre no dia-a-dia.
  • Ricardo Panaggio: Membro-fundador do LibrePlanet São Paulo. Ativista pela liberdade, vive falando de liberdade, software livre e padrões abertos por aí. Atualmente em conflito interno, por incompatibilidades entre sua ânsia por novas tecnologias e sua vontade muito maior de se manter livre.


Experiências de uma startup

  • Sobre a Palestra: Construir uma startup de sucesso, com clientes e receitas, é fazer o impossível possível. Através de suas experiências, Marco - CEO da Telepon - conta desde o começo da ideia até seu estágio atual onde acaba de receber um aporte de investimentos e possui seus primeiros clientes pagantes.
  • Marco Altran: Formado em SI na EACH, obteve um lucro total de mais de US$100 mil com poker e hoje é fundador da Telepon, uma startup que reduz custos em telefonia móvel nas empresas e aumenta a produtividade de seus gestores.

Apoiadores

Patrocínio

Caelum
Caelum


Parceiria

Lean Solutions
Lean Solutions

Localização