GrifoCode


O GrifoCode é um projeto de extensão universitária no formato de um curso que pretende ensinar princípios fundamentais de programação de computadores à alunos da escola E E. Irmã Annette Marlene Fernandes de Mello (cuja edificação reside ao lado da EACH-USP), sem incumbir aos participantes qualquer ônus ou condições de participação.

Inicialmente idealizado como Curso de Introdução à Programação pela Dinocode, Startup incubada na incubadora Habits da EACH, o curso teve sua primeira edição ministrada em 2015 pelos próprios fundadores. As aulas eram dadas aos sábados, com o auxílio de uma conhecida ferramenta online de ensino de programação. Tal experimento serviu para validar o interesse dos alunos, que compareciam às aulas com uma frequência inesperada. Em 2016, a Dinocode contactou o DASI com o intuito de transferir este projeto à mencionada entidade, devido a impossibilidade de organizarem novas edições. No primeiro semestre de 2017, o curso foi celebrado como uma parceria entre as duas instituições, o que incluiu a transferência de toda a experiência que foi adquirida pela Startup ao diretório acadêmico, bem como um acordo para utilizar uma ferramenta de ensino desenvolvida pela própria Dinocode.

Este projeto visa, em primeiro lugar, fortalecer o pilar da extensão da universidade, reforçando o compromisso da unidade da zona leste em atender a demandas da região aonde se situa. Visa também, e principalmente, oferecer conhecimento útil aos alunos da escola pública outrora citada, provendo-lhes fundamentos para auxiliá-los: no desenvolvimento do raciocínio lógico, no “aprender a buscar conhecimento” em programação e na descoberta da computação como um possível ramo de atuação.